Programa REM Acre – Fase II

Degustação de quitutes acreanos e exposição indígena chamam a atenção de turistas na Abav Expo

Karolini Oliveira – 28 de setembro de 2023

Doce de cupuaçu, cachaça artesanal, vinho de açaí, café regional, farinha, castanhas, bolachas salgadas e biscoitos do Acre são alguns dos quitutes mais requisitados na Abav Expo 2023, a maior feira de Turismo da América Latina, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Turismo, no Rio de Janeiro (RJ).

Castanhas e doces de cupuaçu atraem público para experimentar sabores do Acre, na Abav Expo, a maior feira de turismo da América Latina. Foto: Neto Lucena/Secom

Os quitutes, a pintura indígena, destinos, pousadas e outros destaques culturais do Acre são apresentados na feira por uma comitiva de gestores e empreendedores do estado, com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e do Programa REM (REDD+ Early Movers).

Gestores, empreendedores e povos originários do Acre participam da maior feira de turismo da América Latina. Foto: Neto Lucena/Secom

Com a boa recepção no estande do Acre, a feira da Abav Expo 2023 iniciou na última quarta-feira, 27, e segue até esta sexta, 29, com atrativos naturais e culturais do Acre, do Brasil e de outros países.

Expositores e turistas compareceram ao estande do Acre para a degustação de alimentos. Foto: Neto Lucena/Secom

O empresário do ramo de odontologia, Paulo Guerra, e a esposa, Luciene Braune, acompanharam de perto as atrações do estande do Acre, na Abav Expo 2023. Para o casal, a experiência do destino Acre foi proveitosa.

Paulo Guerra e a esposa, Luciene Braune, aproveitaram as degustações e demonstrações do estado do Acre, na Abav Expo 2023, no Rio de Janeiro. Foto: Neto Lucena/Secom

“Eu tenho uma filha turismóloga, e aí quando tem um evento assim, a gente gosta muito de vir. Adorei o docinho de cupuaçu e a minha esposa tá fazendo a pintura indígena. É bom conhecer um pouco mais do Acre”, frisou Paulo.

Luísa Maricá Yawanawa apresenta a pintura indígena, na Abav Expo. Foto: Neto Lucena/Secom

Luciene, esposa de Paulo, também degustou dos quitutes e, como professora de Artes do Ensino Médio, aproveitou para conhecer a pintura indígena com Luísa Maricá Yawanawa, que está apresentando a cultura da comunidade onde vive, no estande do Acre.

“Eu experimentei os docinhos e estou adorando conhecer a pintura. Eu dou aula de pintura e quis fazer porque eu vou levar para os meus alunos e falar da arte indígena. Eu vi e achei lindo. É a primeira vez que estou fazendo”, revelou.

Máquina de quebrar castanha foi exposta aos participantes da Abav Expo 2023. Foto: Neto Lucena/Secom

Como parte dos atrativos, uma máquina de quebrar castanha ficou à disposição do público para experimentar o processo de retirada e degustação da oleaginosa.

Turismo e sabores do Acre

Com tanto sucesso, os doces salaminhos de cupuaçu degustados por Paulo no estade do Acre são uma produção da dona Lene Aguiar. A empreendedora informal distribui os quitutes de vários sabores em comércios acreanos, e foi em parceria com a agente de viagens, Gratielle Oliveira, da Galb Viagens e Turismo, que os doces chegaram para degustação na Abav Expo 2023.

Gratielle Oliveira é agente de viagens e fez parceria com empreendedores locais para apresentar quitutes aos turistas. Foto: Neto Lucena/Secom

“Viemos com essa ideia de montar um local receptivo para que as pessoas, por meio de nós, pudessem conhecer o nosso estado e, assim, gerar mais renda. Muitas pessoas vivem disso, e nós queríamos ajudá-las a montar esse atrativo do Acre, em parceria”, explicou a empreendedora.

Estande do Acre apresenta diferentes sabores do setor alimentício produzidos no estado. Foto: Neto Lucena/Secom

A parceria do turismo e o setor alimentício, no estande do Acre apresenta os sabores da região com degustação de farofa, castanhas, café, bolachas e outros, fruto da cooperação com as cooperativas Cooperacre e Coopfarinha e os empreendimentos Miragina e Florisa Vinhos da Amazônia.

Também são parceiros a Cachaça Acreaninha, o Artesanato Novo Crochê, Café Náuas, Farofa Gourmet e Casa do Artesão.

Translate