Da Assessoria – 17 de maio de 2023
Pensando no incentivo às cadeias produtivas, o Governo do Estado do Acre, por meio do Programa REM Acre – Fase II, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), vai realizar neste sábado, 20, na Unidade de Gestão Ambiental Integrada Rio Liberdade, o evento “Encontro de Incentivo à Inclusão Produtiva Familiar na Região Tarauacá, Envira e Juruá”. O objetivo é promover o diálogo entre os produtores familiares e órgãos do governo e empresas privadas.
A ocasião será uma oportunidade de apresentar aos produtores da região, presidentes de associações e representantes municipais as ações que já foram desenvolvidas e os investimentos realizados pelo Estado Acre, e qual a perspectiva para projetos futuros nas comunidades.
“Nessa iniciativa, o Programa REM vai funcionar como um conector, unindo os esforços que o Estado já fez ou faz, de forma pontual ou contínua, com as demandas e necessidades dos produtores, que muitas vezes não percebem os investimentos ou não se inserem nas ações. O resultado desses encontros facilitará o olhar que o Programa REM precisará dar aos territórios localizados no arco do desmatamento, para induzir ações que reduzam essa prática, mas também será subsídio para essa etapa de elaboração do Plano Plurianual – PPA dos próximos quatros anos, um momento de amplo diálogo entre todos”, destacou a coordenadora-geral do Programa REM Acre, Roseneide Sena.
O Programa REM dedica todos os investimentos em ações e projetos de políticas públicas voltadas aos provedores dos serviços ambientais que garantem a preservação ambiental, mantendo a floresta em pé e reduzindo o desmatamento e a emissão de gases de efeito estufa (GEEs).
Confira a programação do evento:
O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, através do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados a conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.