Programa REM Acre – Fase II

Programa REM Acre realiza 3° ciclo de reuniões de planejamento e acompanhamento das atividades com os órgãos coexecutores

Arinelson Morais – 18 de agosto de 2025

Com colaboração de Ellem Jady

Com o objetivo de fortalecer a execução das ações previstas no Programa REM Acre – Fase II, o governo do Acre, por meio da Unidade de Coordenação do Programa (UCP-REM), promoveu, ao longo das últimas semanas de agosto, uma série de reuniões com as equipes técnicas dos órgãos coexecutores responsáveis pela implementação dos projetos no território acreano.

Os encontros, realizados nas sedes dos próprios órgãos coexecutores, tiveram como foco principal a apresentação do planejamento detalhado do primeiro semestre de 2025, incluindo o acompanhamento do avanço das atividades previstas no Novo Documento do Programa REM Acre – Fase II e o cumprimento dos planejamentos estratégicos definidos por cada órgão. O objetivo é assegurar que as metas estabelecidas sejam cumpridas conforme o previsto na Matriz de Marco Lógico e pelo Plano Operativo Anual (POA).

A coordenadora-geral do Programa REM Acre, Marta Azevedo, ressalta que as reuniões são fundamentais para a execução dos projetos nas localidades, visando garantir a participação de todos os representantes dos órgãos para o sucesso da implementação e do Plano de Ação do Programa.

“Essas reuniões de monitoramento com as subexecutoras servem para que possamos alinhar a execução com o que as comunidades realmente precisam e com o que está sendo direcionado pelas políticas públicas. Isso tem ajudado bastante, tanto para garantir que as ações cheguem com mais impacto na ponta, quanto para dar mais agilidade na aplicação dos recursos”, pontua.

Esses encontros são fundamentais para promover a troca de informações e experiências entre os diferentes órgãos coexecutores, facilitando a identificação de possíveis desafios e gargalos operacionais. Além disso, permitem uma tomada de decisão mais ágil e coordenada, garantindo maior eficiência na execução das ações até 2026, ano previsto para a conclusão do Programa.

Dessa forma, o Estado, por meio do Programa REM Acre, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), reforça seu compromisso com a transparência, a aplicação eficaz dos recursos públicos e o foco em resultados, especialmente no atendimento direto aos provedores de serviços ambientais, como os pequenos produtores, povos indígenas, comunidades tradicionais e extrativistas.

Yrle Rocha, especialista em planejamento e execução da UCP-REM, ressalta que as reuniões de acompanhamento são fundamentais para identificar as dificuldades dos projetos e, em conjunto, buscar as melhores soluções.

“O acompanhamento das ações possibilita que todos os coexecutores compreendam os objetivos do Programa REM Acre e suas prioridades, além de promover alinhamento, transparência, identificação e solução de problemas, assim como o acompanhamento do avanço e desempenho das atividades”, destacou.

Os órgãos que integram o Programa REM Acre – Fase II, sendo responsáveis pelas implementações dos projetos são: Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar do Estado do Acre (PM/AC); Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Estado do Acre (CDSA); Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac); Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac); Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Estado do Acre (IMC); Instituto de Terras do Acre (Iteracre); Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri); Secretaria de Estado de Comunicação (Secom); Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (See); Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi); Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Saiba mais sobre o Programa REM Acre

Fruto da cooperação financeira entre os governos do Acre, Alemanha e Reino Unido, o Programa Global REDD+ Early Movers (REM – REDD+, sigla em inglês para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal para Pioneiros) tem como objetivo apoiar governos nacionais e subnacionais que assumem compromissos para a proteção das florestas. O Acre foi o primeiro estado escolhido para a implementação do programa e hoje é uma referência global na área ambiental.

O Programa REM Acre incentiva a conservação das florestas e a redução de emissões de carbono, de modo a contribuir para a mitigação das mudanças do clima, especialmente do aquecimento global. O incentivo é realizado por meio de remuneração sobre resultados de reduções de emissões de gases de efeito estufa oriundas do desmatamento, apoiando de forma direta os beneficiários que estão na ponta e atuando no desenvolvimento de serviços ambientais sustentáveis.

Translate