Apicultores assistidos pelo governo expõem seus produtos na Expoacre

Neide Santos – 02 de setembro de 2024

Os oito apicultores que estão expondo no Setor de Produção da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) nesta edição da Expoacre, em Rio Branco, fazem parte de um universo de mais de 211 produtores rurais que vêm recebendo investimentos pontuais do governo do Acre na busca pela autonomia da apicultura local.

Mel produzido no estado está sendo exposto e comercializado por apicultores acreanos, no estande do agronegócio da Seagri, no Parque de Exposições. Foto: Marcos Santos/Secom

Provenientes de Rio Branco, Bujari, Plácido de Castro e Senador Guiomard, os produtores recebem assistência técnica da Divisão de Produção Familiar da Seagri, por meio das associações de produtores Floresta com Abelha e Florabonal.

As ações de incentivos à cadeia produtiva do mel vêm sendo financiadas pelo Programa REM/KfW, que oferece palestras, oficinas e cursos de capacitação técnica, intercâmbio sobre novas técnicas e acompanhamento contínuo da equipe da Seagri aos produtores.

“Esse acompanhamento técnico da Seagri, com vistas ao desenvolvimento da apicultura acreana, beneficia agricultores familiares, extrativistas e indígenas”, esclareceu a bióloga Rubia Lima.

Produtor de mel mais antigo do estado se orgulha de mostrar sua produção durante a Expoacre. Foto: Marcos Santos/Secom

O produtor rural Francisco Genival do Carmo, um dos primeiros apicultores do Bujari, com quase 30 anos de experiência na atividade, agradeceu os investimentos que o setor vem recebendo por meio da Seagri, lembrando que, durante a Expoacre 2023, faturou R$ 6 mil e espera ganhos maiores nesta edição.

“Só tenho a agradecer ao governo, pois o apoio melhora nossa produção. Neste último ano, meu ganho foi de mais de R$ 30 mil e as expectativas são cada vez melhores”, relatou.

Degustação do mel produzido no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Bonal/Senador Guiomard tem agradado o público no Parque de Exposições Wildy Viana. Foto:Marcos Santos/Secom

Também o apicultor Gildmar Sobreiro reconhece que os investimentos para melhorar a produção e a possibilidade de mostrar os produtos para que toda a população conheça o mel de qualidade produzido no Acre, durante a feira, é um incentivo significativo aos produtores. “Em 2023 meu faturamento durante a Expoacre foi de R$ 23 mil e acredito que este ano será ainda melhor”, enfatizou.