Programa REM Acre – Fase II

Batalhão de Policiamento Ambiental realiza mais uma capacitação de operadores de RPA com turma focada em mulheres

Arinelson Morais – 17 de maio de 2024

Fortalecendo a busca pela igualdade de gênero nos órgãos do Estado, o governo do Acre, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar do Acre (PMAC), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Programa REM Acre – Fase II, realizou, entre os dias 13 e 17, a 1º edição de 2024 do curso “Capacitação para operação com RPA (aeronaves remotamente pilotadas)”, com o público-alvo principal composto de mulheres.

Encerramento do curso contou com participação dos órgãos parceiros, além da entrega de certificados para todas as concluintes. Foto: Arinelson Morais/REM

Com o objetivo de auxiliar nas atividades e operações em campo, a capacitação é dividida em partes teóricas e práticas, sendo o foco na instrução de uso e manutenção do RPA, legislação e regramentos, aquisição de imagens, planejamento de voo e programas e aplicativos auxiliares e navegação por satélite, entre outros aspectos. Durante a parte prática, as alunas foram instruídas na montagem e desmontagem do aparelho, análise de imagens, manuseio, planejamento e operação em campo da aeronave.

A coordenadora de cursos e segunda-sargento do BPA, Celsinete Pereira, ressalta a importância dessa edição para a capacitação das mulheres dos órgãos de fiscalização do Estado, auxiliando nas operações em locais de difícil acesso e otimizando o tempo de reporte.

“Quando lançamos um curso, a maioria dos inscritos são homens. Desta vez focamos apenas nas mulheres, capacitando e instruindo-as, para que o RPA seja uma ferramenta que ajude no trabalho realizado. Antigamente tínhamos que andar quilômetros e às vezes não conseguíamos entrar em determinados locais, já com o drone fica mais fácil, porque conseguimos manusear e fazer a checagem da área e registrar imagens”, destacou. 

Programa REM Acre – Fase II é um parceiro do Batalhão de Policiamento Ambiental, dando o suporte financeiro necessário para a capacitação dos agentes de segurança e técnicos. Foto: Arinelson Morais/REM

Só no ano de 2023, o Batalhão de Policiamento Ambiental capacitou mais de 700 pessoas, entre técnicos e agentes de segurança do setor municipal, estadual e federal, em diversos cursos realizados pela corporação, e, até o momento, somente em 2014 foram realizados 19 cursos de capacitação, somando 170 pessoas dos órgãos municipais, estaduais e federais operando e auxiliando nas atividades e ações da área ambiental.

A soldada do 8º Batalhão de Proteção e Combate a Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros do município de Xapuri (BEPCIF), Aeolane de Sousa afirma que conhecer a parte teórica é essencial para que a parte prática seja executada com êxito: “A parte teórica é nosso primeiro contato com o RPA e aliar a prática torna o manuseio mais fácil. Muitas vezes trabalhamos em ações de busca e resgate e o aparelho vai nos auxiliar bastante”.

Aeolane de Sousa (centro) afirma que as instruções serão de grande ajuda no dia a dia das atividades da corporação. Foto: Arinelson Morais/REM

O curso possui carga de 50 horas e foram capacitadas 26 mulheres, que atuarão como multiplicadoras em seus órgãos. Participaram representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC); da Força Nacional de Segurança Pública da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (FN/PMMT); do Grupo Especial de Operações em Fronteiras do Estado do Acre (Gefron/AC); da Unidade de Monitoramento Eletrônico de Preso (Umep) do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen); da Assessoria de Inteligência e Análise Criminal (Asseiac) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC); da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Estado do Acre (IMC) e da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi).

Translate