Programa REM Acre – Fase II

Artesãos acreanos conquistam 1º lugar em vendas durante evento nacional de artesanato em Brasília

Leandra Beatriz Haerdrich Cunha – 5 de dezembro de 2023

Nove artesãos acreanos alcançaram os maiores números em vendas durante o 16º Salão de Artesanato Raízes Brasileiras, evento realizado do dia 15 a 19 de novembro, em Brasília.

Peças como marchetaria, bolsas, artigos de decoração, cestaria, biojoias, calçados de borracha foram expostas e vendidas pelos artesãos acreanos atingindo o valor de R$ 199.977,00 e consagrando o Acre em primeiro lugar no evento.

Estande do Acre no 16° Salão de Artesanato Raízes Brasileiras. Foto: cedida.

Os nove artesãos acreanos que participaram do evento foram incentivados com uma ajuda de custo do governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com suporte do Programa REM e colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).

A coordenadora do Artesanato da Sete, Terezinha Messias, afirmou: “Nosso objetivo é incentivar a preservação e consumo desses produtos, estreitando relações pela possibilidade de contato direto do artesão com o público consumidor e lojistas, reforçando o interesse pela cultura acreana através da visualização do trabalho artesanal, gerando renda para diversas comunidades”.

“O evento reuniu mais de mil artesãos de todo o Brasil, e para nós é uma grande satisfação poder estar em primeiro lugar de vendas, pois mostra o esforço de um segmento que vem sendo construído com muito empenho”, explicou a diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Marques.

O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ), e do Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

Translate