Jacira Abdon – 14 de outubro de 2023
Com colaboração de Fhaidy Acosta
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) realizou nesta sexta-feira, 13, a solenidade de encerramento do Curso de Gastronomia Regional de Baixo Carbono, aplicado pelo Instituto Estadual de Educação Profissional Tecnológica (Ieptec) e financiado pelo programa REM fase II. O curso foi realizado na Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre, localizada no bairro Cidade do Povo em Rio Branco.
Com duração de uma semana, e carga horária de 40 horas, o curso ofertado para 60 pessoas, certificou 47 moradores das comunidades da Serra do Divisor, Rio Croa, Trilha Chico Mendes, Seringal Cachoeira e Cazumbá-Iracema que atuam com Turismo de Base Comunitária (TBC) apoiadas pelo Programa Global REDD Early Movers – REM Acre Fase II, bem como empreendedores de base comunitária que integram a Feira da Economia Solidária de Rio Branco.
“É emocionante participar de um evento como este, de incentivo ao turismo sustentável, aproveito para parabenizar ao secretário Marcelo e toda sua equipe da Sete por esta iniciativa”, afirmou o secretário de Governo, Alysson Bestene, que representou o governador Gladson Cameli durante o evento.
“Estamos muitos felizes por ter alcançado a finalidade deste curso, um curso extremamente importante no que diz respeito ao fortalecimento do turismo sustentável e enriquecimento do nosso cardápio, com pratos pensados e que combinam ingredientes de baixo carbono. Será um atrativo a mais para os turistas”, afirmou o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.
“Eu gostei do curso, aprendi muito, principalmente a usar as coisas que a gente já tem em nossa comunidade, como o jambú, o tucupí, banana frita. Eu vou praticar e se Deus quiser vai dar tudo certo”, confirmou Cleidiane de Lima, da Comunidade Cachoeira ao receber o certificado do curso.
O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley declarou: “A entrega destes certificados é sim motivo de muita alegria e aqui os empreendedores destas comunidades estão aprendendo a cozinhar e usando a favor o meio ambiente. Aproveito para agradecer os nossos servidores da Escola de Gastronomia”.
O curso tem por objetivo promover a formação, o aperfeiçoamento e a qualificação de pessoas empreendedoras que trabalham com o turismo sustentável em suas comunidades.