Da Redação – 7 de junho de 2023
Por Arinelson Morais
Durante a celebração do 26° aniversário do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), foi realizada a conclusão e formação da segunda turma de operadores de aeronaves remotamente pilotadas (RPA). O curso foi realizado em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), e faz parte das ações programadas no âmbito do Programa REM Acre – Fase II.
A capacitação foi dividida em duas etapas, teóricas e práticas, na qual os alunos foram instruídos em montagem e desmontagem, legislação, aquisição e análise de imagens, noção e plano de voo e programas e aplicativos auxiliares. Na parte prática, os alunos foram monitorados durante a montagem, operações em campo e desmontagem dos drones.
A secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, prestigiou a formação e destacou o empenho do batalhão na execução de ações de preservação ambiental. “O BPA é muito importante para as ações de comando e controle. Por isso, juntamente com o Programa REM, contribui com os empenhos do Estado na valorização e proteção das nossas florestas”, destacou.
Ao total, foram 28 novos operadores de RPA formados que passaram a integrar as equipes técnicas de órgãos estaduais e federais, tendo como um dos objetivos auxiliar na aquisição de informações de áreas ambientais com o uso de instrumentos de tecnologia remotamente pilotadas, melhorando a atuação no impedimento de ilícitos ambientais.
“O curso busca instruir na fiscalização e monitoramento com o uso da tecnologia a nosso favor, fortalecendo as ações e combatendo as atividades que ferem as leis ambientais”, destacou a subtenente Ana Claudia Costa da Silva, coordenadora do curso de RPA.
O Programa REM é o principal parceiro na realização de capacitação dos agentes das forças de segurança, dando o suporte financeiro. Em 2022, cerca de 170 agentes de segurança foram capacitados, no âmbito das metas do Batalhão de Policiamento Ambiental.
O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e do Reino Unido, através do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.