Da Redação – 02 de junho de 2023
Por Arinelson Morais
Com o objetivo de disseminar ações que beneficiam ações produtivas na área da pecuária no estado, o Programa REM Acre – Fase II, através da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), foi tema do 32º Congresso Brasileiro de Zootecnia, o “Zootec 2023”, em Natal, Rio Grande do Norte, no período de 31 de maio a 2 de junho.
A especialista em monitoramento socioambiental do Programa REM, engenheira agrônoma, Lucélia Souza, juntamente com o zootecnista Jalceir Pessoa da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), apresentaram os resultados obtidos nas ações de análise e recuperação de solo, dimensão da área degradada para recuperação de pastos, sanidade animal e tecnologias de melhoria da pecuária leiteira das 18 unidades demonstrativas, beneficiadas pelo REM Acre, abrangendo 13 municípios do estado.
“O nosso trabalho foi um dos destaques no evento, porque apresentamos a transformação realizada na localidade do produtor, ressaltando a preservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas”, destacou a engenheira agrônoma Lucélia Souza.
O Programa REM Acre apoia o projeto “Pecuária + Eficiente”, no âmbito da Seagri, por meio do subprograma “Pecuária Diversificada Sustentável”, com o custeio de assistência técnica e fornecimento de adubos e calcário para as propriedades rurais, além da implantação de painéis de energia solar nas unidades demonstrativas, visando reduzir o custo com a produção leiteira. Esses investimentos são responsáveis pela recuperação de nutrientes no solo, melhorando a nutrição dos animais que induz a redução das emissões de gases de efeito estufa e aumenta a produtividade do leite, evitando a abertura de novas áreas de pastagens, diminuindo o desmatamento.
Ao total, o projeto “Pecuária + Eficiente, beneficia mais de 250 produtores e já entregou mais de 7.800 sacos de adubos, totalizando mais de 379 toneladas de adubos, somando um investimento de mais de R$ 3.3 milhões de reais.
A exposição dos resultados em um evento como o Zootec 2023 é uma medida de propagar as ações realizadas pelo Programa REM em áreas da pecuária leiteira de pequeno e médio porte, demonstrando que a assistência técnica aliada a aplicação de bons insumos, torna as propriedades mais produtivas, evitando o desmatamento, por meio de ações sustentáveis e compatíveis com a floresta em pé.
“É um prazer apresentar as ações que realizamos para mais de dois mil congressistas, que formam opiniões em diversos locais do Brasil, principalmente de divulgar o que o Programa REM e o Governo tem feito para melhorar a vida da nossa população”, finalizou a especialista.
O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, através do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados a conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.