Programa REM Acre – Fase II

Programa REM Acre por meio da Seagri realiza segundo módulo do curso de apicultura

Da Assessoria – 15 de maio de 2023

Com o crescimento da cadeia produtiva do mel, o Programa REM Acre – Fase II, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), realizou na semana passada, na Fazenda Filipinas, em Epitaciolândia, o segundo módulo do curso de capacitação em apicultura envolvendo produtores de todo o Estado.

A capacitação, que durou cinco dias, ensinou boas práticas na produção de mel, confecção de caixas de apicultura, criação e manejo de abelhas, manuseio e armazenamento, noções de gestão e geração de renda.

Para o professor de apicultura e engenheiro agrônomo Pedro Acioli, a diversidade regional é uma forte aliada para a produção de um mel diferenciado e de qualidade, “o estado do Acre é um local diferenciado, que tem uma diversidade única e a criação de abelhas além de gerar um mel de qualidade, ajuda na recuperação de áreas degradadas”, ressaltou.

A apicultura ajuda na preservação ambiental, já que as abelhas são agentes polinizadores que, por meio do pólen, ajudam na recuperação de áreas desmatadas, agilizando o crescimento das árvores.

“O curso abre portas para nós, produtores e para os comerciantes, com um mel limpo, sem uso de fertilizantes, além de ajudar na preservação do meio ambiente”, destacou José Gabriel Rodrigues Pinto, o aluno mais jovem do curso.

Durante o curso também foi incentivado o lado criativo dos alunos, com um concurso de melhor fotografia com abelhas, sendo a premiação caixas de criação de abelhas para incentivar os ganhadores a produção imediata do mel.

Os ganhadores foram em 3° lugar, Roselene Soares de Araújo; em 2° lugar, Aldacides Ferreira de Souza e Carlos César de Morais Maia, em 1° lugar. Segundo os jurados do concurso, as fotos remeteram à prosperidade, inspiração e o trabalho árduo das abelhas.

O fazendeiro e empresário, Fábio Nogueira Ferreira de Medeiros, afirma que viu na criação de abelhas uma forma de preservar o meio ambiente e gerar lucro, “se a gente envolver essas pessoas na criação de abelhas eles não vão querer desmatar, e assim ver no mel uma possibilidade de geração de renda”.

Fábio Medeiros acredita no potencial da comunidade para a criação da Casa do Mel na localidade. Foto: Kauã Oliveira/REM

A cadeia produtiva do mel é um projeto que conta com o apoio financeiro do Programa REM Acre, que tem como meta a implementação do sistema de produção do mel e a capacitação em boas práticas de produtores, fortalecendo as organizações comunitárias.

O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, através do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS), por meio do KFW, para implementação de projetos voltados a conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

Translate