Da Assessoria – 31 de março de 2023
Com o objetivo de prevenir e combater o desmatamento no Estado, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Polícia Militar do Estado do Acre (PM/AC), realizou nas últimas semanas o curso de capacitação para operadores de RPA (drones) para 24 profissionais, em Rio Branco. O curso faz parte das ações programadas no âmbito do Programa REM Acre – Fase II.
A capacitação foi dividida em duas etapas, teóricas e práticas, na qual os alunos foram instruídos em montagem e desmontagem, legislação, aquisição e análise de imagens, noção e plano de voo e programas e aplicativos auxiliares. Na parte prática, os alunos foram monitorados durante a montagem, voo e desmontagem dos drones.
Para o instrutor e coordenador do curso, tenente-coronel Kleison Albuquerque, a capacitação é um dos pilares da Polícia Militar e essencial para a realização de operações em campo, “sem esses conhecimentos não é possível empregar novas tecnologias que auxiliam na prevenção e combate ao desmatamento, através dessas tecnologias saímos de um cenário no qual dificilmente flagramos ações em andamento, para um momento novo no qual conseguimos evitar desmates em andamento”, destacou.
As técnicas em monitoramento do Programa REM Acre, Lucélia Filgueira e Jéssica Sampaio, participaram da capacitação e destacaram a importância do curso para a aquisição de dados e informações, “o curso nos preparou para o manuseio e uso de ferramentas que o equipamento disponibiliza, possibilitando uma maior facilidade nas capturas de imagem e das atividades realizadas pela equipe de monitoramento”, ressaltaram.
O Programa REM é o principal parceiro na realização de capacitação dos agentes das forças de segurança, dando o suporte financeiro. Em 2022, cerca de 170 agentes de segurança foram capacitados, no âmbito das metas do Batalhão de Policiamento Ambiental.