Da Assessoria – 06 de março de 2023
Na manhã da última sexta-feira, 3, a coordenadora-geral do Programa REM Acre, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Roseneide Sena, realizou a segunda reunião de acompanhamento com o Banco KfW e BEIS.
A reunião teve como pontos de pauta os ajustes da proposta da Agenda da Missão de Monitoramento, que irá ocorrer em julho com uma comitiva internacional de representantes do governo Alemão e do Reino Unido.
Também foi deliberada a proposta do Plano de Investimento com a alocação dos recursos do ganho da variação cambial, garantindo o incremento de mais R$ 11 milhões ao Plano Operativo 2023 do REM com prioridade para a ampliação de pagamento de bolsas aos Agentes Agroflorestais Indígenas, dos Subsídios para extrativistas da Borracha e para o Eixo de Comando e Controle, além de reforço aos projetos que avançaram nas execução das metas, obedecendo a lógica do Programa e as diretrizes da Repartição de Benefícios.
A cada agenda a Unidade de Coordenação do Programa REM (UCP-REM), está convidando órgãos e/ou parceiros para participar da reunião com os doadores, ampliando o olhar externo sobre a atuação do Programa. Nesta reunião do dia 03 contamos com a presença da assessora do gabinete do Governador para assuntos indígenas, Francisca Arara, que apresentou o Plano de Trabalho da assessoria e a proposta do Fórum Estadual Indígena que será realizado em abril de 2023.
Participaram da videoconferência, Klaus Köhnlein, gerente principal de Portfólio do KfW; Svenja Bunte, REM programme manager, BEIS/Reino Unido; Sören Schopferer, assessor técnico do KfW; Francisca Arara, assessora especial indígena do Gabinete do Governador; Leonardo Carvalho, presidente do IMC e Dan Pasca (Coordenador da Consultoria Internacional/GFA Consulting Group.